quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vitaminas e Sais Minerais. Resumo

As vitaminas e os sais minerais ajudam o corpo a funcionar de forma adequada e a manter a saúde. Alguns minerais também fazem parte dos tecidos corporais. Por exemplo, os ossos e os dentes contém cálcio e flúor e o sangue contém ferro.
1. O ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos e é necessário para o bom funcionamento de todas as células do corpo, evitando a anemia por carência de ferro, que é o problema nutricional mais disseminado no mundo. As melhores fontes de ferro são a carne, o peixe, as aves de granja, o fígado e outras vísceras de animais. Os legumes, as verduras de folha verde escura e os frutos secos também contem ferro.
2. A vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. A vitamina A se encontra naturalmente somente em alimentos de origem animal, especialmente no leite materno, fígado, ovos e muitos produtos lácteos. Cenoura, batata doce alaranjada e amarelo escura, manga e mamão também são ricos em vitamina A.
3. As vitaminas tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12 e biotina pertencem ao grupo que às vezes é denominado vitaminas do complexo B. As vitaminas B são necessárias para que o corpo possa transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais.
4.O ácido fólico é necessário para a formação das células do sangue. Os alimentos ricos neste tipo de vitaminas são as verduras de cor verde escuras, o amendoim, feijões, grão de bico, cereais, carne, peixe e ovos.
5. A vitamina C é necessária para aumentar a absorção de ferro presente nos alimentos, para produzir colágeno (tecido conectivo) que une entre si as células corporais, e como antioxidante. A maior parte das frutas, especialmente as cítricos e a goiaba, assim como numerosas verduras, incluindo as batatas, são boas fontes de vitamina C.
6.A vitamina D é particularmente importante para a absorção do cálcio pelo corpo e é encontrada no óleo de peixe, nos ovos e no leite, e também é produzida pelo corpo quando a pele é exposta à luz solar.
7.O cálcio e o fósforo são importantes para a manutenção do corpo e para o desenvolvimento de ossos e dentes fortes e saudáveis. O leite e os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo.
8.O iodo é importante para o crescimento e o desenvolvimento adequados. A falta de iodo na dieta pode causar bócio (aumento de tamanho da glândula tireóide) e retardamento mental. O iodo é encontrado em alimentos de origem marinha e alimentos cultivados em solos ricos em iodo.

5 comentários:

  1. Esse resumo foi obtido em sites da internet e possui caráter apenas informativo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir