sábado, 6 de fevereiro de 2010

ARROZ

O arroz é nosso acompanhamento básico de todos os dias. No entanto, é preciso observar algumas regrinhas básicas para que ele fique branco e soltinho...
1. Escolher e lavar duas xícaras (chá) de arroz. Deixe escorrer até secar bem (é melhor lavar bem antes de fazê-lo.
2. Levar ao fogo duas colheres (sopa) de óleo, coloque o arroz e não pare de mexer para torrar bem. Quando os grãos estiverem mais soltos, coloque dois dentes de alho socado, 1/2 cebola picada e 2 colherinhas (chá) rasas de sal. Continue a mexer mais um pouquinho para torrar o alho e a cebola e coloque água fervente até cobrir o arroz. Tampe a panela e deixe secar essa água. Depois, abaixe o fogo e vá colocando água aos poucos,com um pouco mais de sal, se precisar, até ficar macio.
Dica:
a.Para ficar mais solto, desligue o fogo quando a primeira água secar e deixe descansar por meia hora. Após esse tempo, abaixe o fogo e vá colocando água aos poucos (com um pouco mais de sal, se precisar)até o arroz ficar macio.
b.Querendo colocar cenoura vermelha ou batata baroa para cozinhar junto com o arroz, pique em quadradinhos pequenos (por causa do tempo de cozimento de cada um) e junte ao arroz depois que ele estiver torrado. Misture tudo e coloque a primeira água.
c.Para fazer arroz com repolho, basta fazer antes um refogado com uma colher (sopa) de óleo, uma xícara (chá) de repolho, 1/2 cebola picada e um tomate picado e juntar o arroz cru, procedendo a partir daí da mesma maneira, até que o arroz fique cozido.
Esta receita é suficiente para 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário